Entretenimento

Entretenimento

Esportes

Esportes

Notícias

Notícias

Tecnologia

Tecnologia

Vídeos

Vídeos

Página ínicial » Vírus

O que você precisa saber sobre vírus móveis

Postado por em segunda-feira, 13 abril 2009Nenhum Comentário

Proteja-se quando usar Smartphones, telefones celulares, computadores de mão e outras tecnologias portáteis

57786_150x140_cell-virus_f
Você provavelmente já conhece os riscos de vírus e outras ameaças para o seu computador. Recentemente, os noticiários estão cheios de histórias sobre como esses mesmos perigos ameaçam outros dispositivos dos quais nos tornamos dependentes, como Smartphones, telefones celulares e computadores de mão. Leia a seguir para saber se o dispositivo que você carrega no bolso ou na bolsa corre risco e o que você pode fazer sobre esse problema.

Os vírus móveis são sérias ameaças no momento?
Embora existam relatórios recentes de usuários mal-intencionados e vírus que atacam computadores de mão, o problema não está muito difundido. Sempre é possível pegar um vírus móvel mas, no momento, esse problema não é comum.

Alguns vírus móveis alastram-se da mesma forma que os vírus de computadores tradicionais, isto é, quando você baixa programas ou arquivos já infectados. No caso de telefones móveis, isso significa baixar fotos, videoclipes, toques telefônicos, temas de telefones celulares ou outros programas.

Importante: No momento, não conhecemos um vírus que possa ser transferido do seu laptop para o seu desktop ou para o seu dispositivo baseado no Windows Mobile.

Outros vírus móveis podem se espalhar como vírus humanos, ou seja, por contato próximo na presença do hospedeiro certo. Alguns telefones celulares são equipados com Bluetooth, uma tecnologia que permite transferir dados entre dispositivos distintos, como enviar fotos do seu celular para a sua impressora ou transferir endereços armazenados no seu dispositivo Windows Mobile para o seu laptop.

Essa tecnologia portátil acarretará alguns riscos se você não usá-la corretamente. Se o Bluetooth estiver ativado no seu dispositivo móvel e estiver no “modo identificável” (consulte o manual fornecido com o dispositivo para obter mais informações), e se você estiver a cerca de 9 metros de outro dispositivo infectado também com Bluetooth ativado e em execução no mesmo sistema operacional que o seu, você poderá ser infectado.

Observação: Por padrão, os dispositivos Windows Mobile equipados com Bluetooth são fornecidos com essa tecnologia desativada.

Ajude a proteger-se de vírus móveis
Embora os vírus móveis não sejam uma séria ameaça no momento, alguns especialistas acreditam que esse problema esteja se agravando e que possa se espalhar mais no futuro. Se você deseja estar preparado, siga estas regras gerais para ajudar a proteger os dados contidos no seu dispositivo móvel.

• Só baixe ou aceite programas e conteúdo (incluindo fotos, videoclipes, toques telefônicos, temas de dispositivos móveis e jogos) de uma origem confiável. Nossas recomendações para navegação e download mais seguros no seu computador pessoal também se aplicam à navegação na Web, ao envio de emails ou ao download de programas em um dispositivo móvel. Se você desconhecer o remetente de um anexo ou se esse anexo for inesperado, é melhor não abri-lo ou baixá-lo.

• Se seu telefone estiver equipado com Bluetooth, desative esse recurso ou configure-o para o modo não-identificável quando não precisar dele. Só aceite o recebimento de dados de uma origem confiável. Para obter mais informações, consulte as instruções fornecidas com seu dispositivo móvel.

• Se seu telefone estiver equipado com o recurso de emissão (também conhecido como infravermelho), só permita o recebimento de emissões quando os dados partirem de uma origem confiável.

• Baixe e instale um software antivírus no seu dispositivo móvel. Você pode obter um software antivírus no Mercado global do Windows ou no catálogo do Windows Mobile.

Outras formas de proteger seu dispositivo móvel
No momento, o risco de contaminação de um dispositivo móvel por um vírus é muito menor que o risco de perda ou roubo. Trate seu telefone ou outro dispositivo móvel com o mesmo cuidado que dispensa à sua carteira, especialmente em locais propensos a roubo, como postos de fiscalização de segurança de aeroportos. Leia o manual fornecido com seu dispositivo para determinar como bloqueá-lo ou protegê-lo com uma senha. Dessa forma, se você perder seu dispositivo móvel, um ladrão terá mais dificuldades para fazer ligações telefônicas ou acessar informações pessoais armazenadas nele.

Para saber mais sobre ameaças de vírus móveis à medida que eles são desenvolvidos, visite o site Segurança doméstica da Microsoft.






Publicidade

Deixe o seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você pode também se inscrever a este comentário via RSS.

Dicas; Seja simpático. Mantenha o post limpo. Permaneça no tópico dos comentários. E nada de spam heim!




Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O gravatar está ativado você pode usar o seu, se você não tem um Faça o seu gravatar aqui.