Entretenimento

Entretenimento

Esportes

Esportes

Notícias

Notícias

Tecnologia

Tecnologia

Vídeos

Vídeos

Página ínicial » Games, Tecnologia

‘Globo da morte’ aumenta realidade virtual nos videogames

Postado por em domingo, 14 março 2010Nenhum Comentário

Nos EUA, G1 testou a Virtusphere, obra de um inventor russo.
Esfera também serve para fazer exercícios físicos.

Gustavo Petró
Do G1, em San Francisco (EUA)

Sentir-se dentro dos jogos de tiro em primeira pessoa sempre foi o grande desejo do inventor russo Ray Latypov. Por conta disso, ele trabalhou durante alguns anos para criar uma esfera gigante, que permite aprimorar a experiência de realidade virtual.

Ray Latypov desenvolveu a esfera que promete levar mais realidade aos games. (Foto: Gustavo Petró/G1)

Ele criou a Virtusphere, uma bola gigante que lembra muito um “globo da morte” visto nos circos. O jogador entra dentro dela e pode caminhar livremente, movimento que é enviado para dentro do game. O G1 testou o aparelho durante a Game Developers Conference (GDC), realizada até este sábado (13) em San Francisco, nos EUA, cujo desenvolvedor busca um parceiro para poder desenvolver jogos para ele.

O Virtusphere funciona em conjunto com um óculos de realidade virtual e uma arma de brinquedo com um sensor. O jogador enxerga um mundo em 3D e deve caminhar por ele para que, dentro do game, o personagem caminhe. Para matar os inimigos, basta apontar e atirar. A bola é feita de plástico ABS, ela possui mais de 3 metros de diâmetro e cerca de 300 quilos. Cada uma delas custa em torno de US$ 350. “Usamos uma van para transportá-la e leva de quatro a seis horas para montá-la”, disse Latypov.

Os primeiros instantes dentro da Virtusphere são assustadores. O jogador procura achar um ponto de apoio para tentar manter o equilíbrio, pois não está olhando pra o chão e, sim, para um mundo virtual. Fica-se cambaleando para todos os lados, até conseguir caminhar em uma direção específica. “O segredo está em caminhar sem parar”, disse o inventor. Ao pegar um certo ritmo, fica mais fácil andar pelo globo, embora o ato de caminhar não seja totalmente natural dentro da esfera. Tombos são inevitáveis.

A Virtusphere possui mais de 3 metros de altura e custa em torno de US$ 35 mil. (Foto: Gustavo Petró/G1)

O jogo feito para apresentar a Virtusphere exigia andar pelo cenário para eliminar alienígenas com a arma. O visual era bastante primitivo, assim como o comportamento dos inimigos. O game de tiro foi feito apenas para mostrar a tecnologia que capta os passos dos jogadores é apenas experimental, mas já mostra uma das possibilidades do produto. “A nossa intenção é adaptar o produto para rodar jogos conhecidos como ‘Modern warfare 2’, contou Latypov. Esquecendo que se está em uma esfera, fica mais natural caminhar, olhar para os lados e atirar.

Outras possibilidades envolvem passeios virtuais por cidades conhecidas e exercícios físicos. Latypov conta que imagina as pessoas utilizando a Virtusphere em museus para caminhar, mesmo que por meio da realidade virtual, em cidades conhecidas como Paris e Londres, podendo até levar o usuário à outras épocas. “Já fechamos acordos com algumas empresas dos EUA para levar o produto à eventos e hotéis”, afirma. “Algumas academias já encomendaram algumas Virtusphere para que as pessoas substituam a esteira. É melhor correr dentro dela porque não há tanto impacto. Não prejudica o joelho.

Latypov procura pessoas interessadas em comprar o produto. Seu foco na GDC, no entanto, foi apresentar a Virtusphere para as grandes produtoras e desenvolvedores de games. O objetivo é lançar o globo como um acessório para videogames e PCs, com jogos feitos especialmente para ele. Pode ser uma ambição do inventor russo, mas seria muito interessante poder ter a Virtusphere nos fliperamas, com jogos que combinassem ação com exercícios físicos.






Publicidade

Deixe o seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você pode também se inscrever a este comentário via RSS.

Dicas; Seja simpático. Mantenha o post limpo. Permaneça no tópico dos comentários. E nada de spam heim!




Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O gravatar está ativado você pode usar o seu, se você não tem um Faça o seu gravatar aqui.