Entretenimento

Entretenimento

Esportes

Esportes

Notícias

Notícias

Tecnologia

Tecnologia

Vídeos

Vídeos

Página ínicial » Microsoft

Microsoft lança correção de emergência para falha em atalhos

Postado por em segunda-feira, 2 agosto 2010Nenhum Comentário

Em sistemas vulneráveis, abrir uma pasta infectada resulta em contaminação.
Brecha é usada por hackers desde a metade de julho.

Configure as atualizações automáticas no Painel de Controle para se proteger da vulnerabilidade. (Foto: Reprodução)

A Microsoft lançou nesta segunda-feira (2) uma atualização de emergência para uma falha no Windows Explorer. A vulnerabilidade está presente no processamento de ícones de atalhos em todas as versões do Windows, do XP ao 7. Usando a brecha, um criminoso consegue fazer com que a simples visualização de uma pasta resulte na infecção do sistema. Programadores de vírus têm usado o bug para criar pragas que se espalham por pen drives sem depender do recurso de execução automática (“autorun”).

O problema já estava sendo usado por hackers desde o dia 16 de julho, mas apenas algumas poucas empresas foram alvo dos ataques. A atualização pode ser instalada por meio do Microsoft Update ou das atualizações automáticas, no Painel de Controle.

Os primeiros ataques realizados com o uso da vulnerabilidade foram notáveis pela sofisticação. Componentes maliciosos estavam certificados por fabricantes de chips. Isso significa que essas empresas foram comprometidas para que seus certificados fossem usados para camuflar a presença do vírus. Os alvos da praga eram os programas SCADA – sistemas de controle usados em indústrias e no gerenciamento de usinas, estações de tratamento de água e aplicações do gênero.

A Microsoft costuma lançar atualizações apenas uma vez por mês, na segunda terça-feira útil. Este mês, seria no dia 10. A disponibilização de uma correção hoje é que a classifica como “emergencial”.






Publicidade

Deixe o seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você pode também se inscrever a este comentário via RSS.

Dicas; Seja simpático. Mantenha o post limpo. Permaneça no tópico dos comentários. E nada de spam heim!




Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O gravatar está ativado você pode usar o seu, se você não tem um Faça o seu gravatar aqui.