Entretenimento

Entretenimento

Esportes

Esportes

Notícias

Notícias

Tecnologia

Tecnologia

Vídeos

Vídeos

Página ínicial » Notícias

Escritor José Saramago morre, aos 87 anos

Postado por em sexta-feira, 18 junho 2010Nenhum Comentário

Saramago foi um dos maiores nomes da literatura contemporânea e o único de língua portuguesa a ganhar um Nobel de Literatura.

Morreu nesta sexta-feira, na Espanha, o escritor José Saramago: um dos maiores nomes da literatura contemporânea. Foi o único autor de língua portuguesa a receber um Nobel de Literatura. Saramago tinha 87 anos e sofria de complicações pulmonares. A reportagem é de Marcos Losekann e Paulo Pimentel, enviados especiais às Ilhas Canárias, que ficam ao sul da Espanha e a noroeste do continente africano.

José Saramago morreu num autoexílio na Ilha de Lanzarote, no arquipélago espanhol das Canárias. Foi o local que ele escolheu para viver há 18 anos, depois de se decepcionar com o governo de Portugal, que decidiu excluir o livro “Evangélio segundo Jesus Cristo” da lista de recomendações oficiais a um prêmio literário europeu. No livro, Saramago, ateu e ferrenho crítico da igreja católica, colocou Jesus como filho de José e não de deus.

Saramago morreu ao lado da mulher, Pilar del Rio. Nos últimos anos, tinha sido internado diversas vezes, na maioria por problemas respiratórios.

A morte de Saramago foi muito lamentada na Espanha. O primeiro-ministro José Luis Zapatero disse que ele era um escritor cuja palavra atravessou o mundo graças à sua consciência crítica. Os políticos portugueses também falaram sobre a importância do escritor.

“Ele deixou uma obra que orgulha o país e tenho certeza de que esse é um sentimento com que todos os portugueses, neste momento, evocam Saramago”, afirmou o primeiro-ministro de Portugal, José Socrates.
A Igreja Católica portuguesa afirmou que o país perdeu um expoente crítico com o qual sempre soube dialogar.

O velório de Saramago está sendo realizado na biblioteca que leva o nome dele, na Ilha de Lanzarote. Neste sábado, um avião do governo português deverá levar o corpo do escritor até Lisboa, onde também vai ser velado. No domingo, o corpo será cremado. Metade das cinzas vai ser espalhada em Azinhaga, cidade natal do escritor. A outra metade voltará para Lanzarote.

O amigo Francisco Oliveira, dono de um restaurante em Lisboa, lembrou a relação dele com os admiradores. “Ao contrário daquilo que dizem, era um homem duro, mas não era tão duro como as pessoas têm na imaginação”.

O autor José Saramago, em foto de novembro de 2009 (Foto: AFP)






Publicidade

Deixe o seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você pode também se inscrever a este comentário via RSS.

Dicas; Seja simpático. Mantenha o post limpo. Permaneça no tópico dos comentários. E nada de spam heim!




Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O gravatar está ativado você pode usar o seu, se você não tem um Faça o seu gravatar aqui.