Entretenimento

Entretenimento

Esportes

Esportes

Notícias

Notícias

Tecnologia

Tecnologia

Vídeos

Vídeos

Página ínicial » Internet, Notícias, Tecnologia

Brincadeira na internet ‘oferece’ conta especial do Orkut

Postado por em quinta-feira, 11 fevereiro 2010Nenhum Comentário

‘Orkut ouro’ permitiria acesso a fotos bloqueadas por usuários.
Mensagem pedia que senha da rede social fosse enviada por e-mail.

Do G1, em São Paulo

Uma mensagem falsa sobre o lançamento de uma conta especial do Orkut circula na internet e foi parar entre os tópicos mais comentados do Twitter. Chamado de Orkut Ouro, não teria passado de uma brincadeira feita por internautas.

Um blog publicou uma mensagem que dizia que a partir desta quinta-feira (11), os usuários do Orkut entrariam em páginas de amigos e em comunidades que exigiriam fazer parte da conta especial da rede social. Para ter acesso ao novo serviço, o usuário deveria passar a senha do Orkut por e-mail para quem estava divulgando as informações. Logo, a informação falsa circulou pela rede e se tornou um dos tópicos mais comentados do Twitter no Brasil.

Procurado pela reportagem do G1, o Google disse a mensagem é falsa e que a empresa não envia mensagens com este conteúdo para usuários da rede social. Além disso, todos os serviços da companhia são gratuitos e que tomará as medidas cabíveis para resolver o problema.

Site falso oferecia uma conta especial do Orkut. (Foto: Reprodução)

Site falso oferecia uma conta especial do Orkut. (Foto: Reprodução)

O suposto serviço oferecia visualização de quem acessou o perfil do usuário, acesso a álbuns de foto e vídeos bloqueados, entrar em qualquer comunidade moderada e ter acesso ao Google Maps com GPS. A descrição do serviço foi publicada no blog do internauta que criou a brincadeira. Em seu Twitter, ele informou que tudo não passou de uma brincadeira. “Eu achei que a brincadeira seria óbvia. Já editei e parei de pedir a senha, não tinha nada o que fazer com elas”, diz a mensagem.

Para aumentar a veracidade da brincadeira, um internauta criou um site do Orkut Ouro que oferecia testar o suposto novo serviço.

Brincadeira indica tentativa de golpe
Para o colunista de segurança do G1, Altieres Rohr, a brincadeira segue o padrão de tentativas clássicas de golpes na internet. “Você diz para a vítima que ela vai ter alguma vantagem e pede para enviar e-mail com seus dados, inclusive com a senha. Quem cai nesse golpe está tão errado quanto quem o pratica”.

O colunista afirma que o suposto golpista não poderia fazer nada com as contas. “Mas poderia muito bem ser algo malicioso, não faz diferença do ponto de vista do golpista”.






Publicidade

Deixe o seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você pode também se inscrever a este comentário via RSS.

Dicas; Seja simpático. Mantenha o post limpo. Permaneça no tópico dos comentários. E nada de spam heim!




Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O gravatar está ativado você pode usar o seu, se você não tem um Faça o seu gravatar aqui.