Entretenimento

Entretenimento

Esportes

Esportes

Notícias

Notícias

Tecnologia

Tecnologia

Vídeos

Vídeos

Página ínicial » Futebol

Lista dos clubes que conquistaram mais títulos nacionais

Postado por em quinta-feira, 5 agosto 2010Nenhum Comentário

Santos se iguala ao Palmeiras na liderança

Ambos têm nove conquistas, incluindo Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM

A conquista da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira, em Salvador, deu ao Santos o seu nono título nacional de primeiro nível, o que o iguala ao rival Palmeiras, então maior detentor de troféus em competições deste tipo. Além do título inédito arrebatado contra o Vitória, o Alvinegro já havia vencido cinco vezes a Taça Brasil (de 1961 a 1965), que pelo seu sistema de disputa pode ser considerada um embrião do torneio encerrado nesta quarta. O Peixe também foi uma vez campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”, em 1968, e do Campeonato Brasileiro, duas vezes (2002 e 2004).

O Palmeiras conseguiu suas nove conquistas nacionais com dois títulos da Taça Brasil, dois do Robertão, quatro do Brasileiro e um da Copa do Brasil. Logo atrás, com oito conquistas, vem o Flamengo, que venceu cinco brasileiros, uma Copa União e duas Copas do Brasil. O Corinthians tem sete títulos: quatro brasileiros e três Copas do Brasil.

A Taça Brasil e o Robertão, que também foi chamado de Taça de Prata a partir da sua segunda edição, em 1968, deram o pontapé inicial para o que são hoje a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, respectivamente. A Taça Brasil, que era disputada pelos campeões estaduais em sistema eliminatório, foi jogada de 1959 a 1968. Já no Robertão, que teve apenas quatro edições, de 1967 a 1970, o sistema de disputa era semelhante ao das primeiras edições do Campeonato Brasileiro, que em seus primeiros anos era chamado de Campeonato Nacional e teve até 2002 várias fórmulas de disputa e nomes diferentes (entre eles, Copa Brasil, Taça de Ouro, Copa União e Copa João Havelange). Desde 2003 o Brasileirão é jogado no sistema de pontos corridos em turno e returno.

No ano passado, Santos, Palmeiras, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Bahia pleitearam à CBF a unificação dos títulos – sem a inclusão da Copa do Brasil. Houve dois encontros, no Rio e em São Paulo, e um dossiê foi entregue à entidade. O assunto acabou deixado de lado.

Confira a lista:






Publicidade

Deixe o seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você pode também se inscrever a este comentário via RSS.

Dicas; Seja simpático. Mantenha o post limpo. Permaneça no tópico dos comentários. E nada de spam heim!




Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O gravatar está ativado você pode usar o seu, se você não tem um Faça o seu gravatar aqui.