Entretenimento

Entretenimento

Esportes

Esportes

Notícias

Notícias

Tecnologia

Tecnologia

Vídeos

Vídeos

Página ínicial » Celulares

O Nokia N97 encara o iPhone e o Android?

Postado por em sexta-feira, 31 julho 2009Nenhum Comentário

Smartphone arrebenta nos recursos, mas fica devendo uma interface moderna

31 de julho de 2009
Da INFO Online

1

Olhando apenas os recursos e a configuração do hardware, não é exagero dizer que o Nokia N97 é o smartphone mais completo da atualidade. Por ser o primeiro aparelho da marca a apostar na combinação de teclado QWERTY deslizante e tela sensível ao toque, ele já teria credenciais para brigar com iPhone e Android. Mas, além da lista obrigatória para um gadget dessa categoria, que inclui Wi-Fi, 3G, Bluetooth e GPS, o modelo parte para o apelo com seus 32 GB de memória interna e uma fantástica câmera de 5,4 megapixels. Se você achou tudo isso tentador, muita calma nessa hora. Afinal, um grande celular não é composto somente por sua lista de especificações o Nokia N97, já com software em português. Mas essa ainda não é a versão que vai para as lojas no segundo semestre (os apressados podem correr ao Mercado Livre e arrematá-lo por 1 900 reais). Falta acertar apenas alguns detalhes de adaptação para o nosso idioma, como a acentuação de palavras. Em linhas gerais, o aparelho é fantástico, com interface melhorada em relação à de seus antecessores da série N. Só uma coisa poderia melhorar nos componentes: o processador, de apenas 434 MHz. Para se ter uma ideia, o iPhone 3GS tem chip de 620 MHz. O clock mais baixo provoca certa lentidão quando há muitos aplicativos abertos.

Mesmo tão poderoso, o N97 ainda não está no mesmo nível de seus grandes rivais. E tudo porque o Symbian S60, aqui em sua quinta versão, tem cara de ultrapassado perto dos sistemas operacionais da Apple e do Google. Ou vai dizer que uma interface que exige barra de rolagem e canetinha stylus é o suprassumo da inovação? O esforço na personalização da tela principal valeu a pena, mas deixou muitas informações juntas e confusas. E, para chegar às aplicações nos menus internos, às vezes você precisa de vários cliques. Agora, o maior problema ainda são os programas com letras pequenas, como o navegador, embora o zoom com o dedo e o direcional físico ajudem muito.

Além dos recursos proporcionados pela interface touch screen, outras coisas merecem citação. Uma delas é a função Remote Lock, que bloqueia o N97, se você mandar uma mensagem SMS com um código criado previamente. Isso pode ser útil, no caso de um roubo. O sensor de movimento também tem outra utilidade, além de girar a tela para acompanhar a posição do aparelho. Quando o telefone toca e você o posiciona com a tela para baixo, ele entra em modo silencioso, para não ficar berrando no meio de uma reunião.

No quesito diversão, pouca coisa mudou em relação aos antigos aparelhos da série N. Aliás, a Nokia poderia ter caprichado nas galerias de fotos e vídeos, já que essas coisas são tão legais de se usar com um smartphone sensível ao toque. O único recurso mais avançado nesse sentido é a câmera mesmo, que produz fotos excelentes, até quando o ambiente não está muito iluminado. Afinal, lentes Carl Zeiss e flash duplo de LED ajudam muito. Outra coisa legal é o transmissor FM. Ele permite transferir o áudio diretamente do aparelho para o rádio, usando uma frequência livre. É bom para carros sem um player com Bluetooth ou conector para tocadores de MP3.

O destaque final vai para a bateria, com chamadas de voz, o aparelho aguentou bravamente por 6 horas e 48 minutos minutos, um dos melhores resultados entre os smartphones touch screen.






Publicidade

Deixe o seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você pode também se inscrever a este comentário via RSS.

Dicas; Seja simpático. Mantenha o post limpo. Permaneça no tópico dos comentários. E nada de spam heim!




Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O gravatar está ativado você pode usar o seu, se você não tem um Faça o seu gravatar aqui.