Entretenimento

Entretenimento

Esportes

Esportes

Notícias

Notícias

Tecnologia

Tecnologia

Vídeos

Vídeos

Página ínicial » Celulares

Crise deve afetar mercado de celulares, dizem analistas

Postado por em segunda-feira, 16 março 2009Nenhum Comentário

Setor em constante crescimento só sofreu abalo em 2001.
Empresas vêm se preparando para a desaceleração do mercado.

Da Reuters
07/11/08 – 11h15 – Atualizado em 07/11/08 – 12h41

O mercado de telefones celulares, até agora vigoroso, pode vir a cair pela primeira vez desde o crash das bolsas em 2001, de acordo com especialistas ouvidos pela agência de notícias Reuters. Isso porque o desânimo econômico previsto para diversas áreas deve também influenciar os compradores dos portáteis.

Em média, os analistas esperam que o crescimento mundial atinja 3% no quarto trimestre deste ano e em 2009, em comparação com mais de 10% nos últimos anos. Oito dos 22 especialistas ouvidos antecipam contração do mercado no ano que vem.

Em pesquisa semelhante conduzida há um mês, apenas um dos 23 analistas entrevistados previu que o volume de vendas cairia em 2009 — mesmo assim, ligeiramente.

Para o quarto trimestre, os analistas esperam que o mercado cresça em 11,6% ante o terceiro trimestre, abaixo da expectativa de 13,5% da líder entre os fabricantes de celulares, Nokia. O quarto trimestre tradicionalmente representa o melhor período para os fabricantes de celulares, porque é quando os consumidores compram mais aparelhos como presentes para a temporada de festas.

Preparação
Esse mercado, que movimenta US$ 190 bilhões ao ano, nasceu nos anos 80 e se tornou um setor de alto crescimento depois de uma disparada no final dos anos 90. Em 2001, passou por um pequeno abalo, quando o mercado registrou sua única queda em termos de volume até agora.

Os fabricantes de celulares vêm se preparando para a desaceleração do mercado, nos últimos meses, e evitaram o acúmulo de grandes estoques que prejudicou o mercado em 2001. Além disso, alguns distribuidores não puderam formar estoques maiores de celulares devido à crise de crédito, dizem os analistas.

As primeiras indicações quanto à demanda futura, porém, não parecem promissoras. A produtora de chips para celulares Qualcomm forneceu na quinta-feira (6) uma perspectiva decepcionante de lucros para o trimestre atual e o futuro imediato, indicando que a crise econômica poderia ter impacto prolongado sobre a demanda por celulares.






Publicidade

Deixe o seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você pode também se inscrever a este comentário via RSS.

Dicas; Seja simpático. Mantenha o post limpo. Permaneça no tópico dos comentários. E nada de spam heim!




Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O gravatar está ativado você pode usar o seu, se você não tem um Faça o seu gravatar aqui.