Entretenimento

Entretenimento

Esportes

Esportes

Notícias

Notícias

Tecnologia

Tecnologia

Vídeos

Vídeos

Página ínicial » Celulares

Vendas de celulares caem 10% no último trimestre de 2008

Postado por em segunda-feira, 2 fevereiro 2009Nenhum Comentário

30/01/200916h46

da Folha Online

O mercado de celulares sofreu uma queda de 10% no último trimestre de 2008, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado acabou derrubando os índices de crescimento do setor no ano, que terminou com 1,21 bilhões de unidades vendidas, uma alta de 5,4% –em 2007, o crescimento havia sido de 16%, de acordo com dados da consultoria ABI Research.

Com isso, o mercado de celulares mostra os efeitos da crise econômica mundial, com piora dos resultados no decorrer dos meses.

08354322

Vendas de smartphones chegaram a 171 milhões de unidades em 2008, diz estudo

No primeiro semestre, o setor havia vendido 14% mais aparelhos do que em igual período de 2007. Depois, no terceiro trimestre, essa taxa desacelerou para 8%, até chegar à queda de 10% nos três últimos meses do ano.

“A mudança de rumos minou a confiança dos consumidores, empresas e usuários corporativos pelo mundo”, afirma Jake Saunders, vice-presidente da consultoria para a Ásia e o Pacífico.

A Nokia se manteve líder do setor, com 38,6% de participação, seguido por Samsung (16.2%), LG (8.3%), Motorola (8.3%) e Sony Ericsson (8%).

A consultoria também destaca o crescimento nas vendas de smartphones, com 171 milhões de unidades vendidas. Prova do bom momento foi o avanço na participação de mercado da RIM, fabricante do BlackBerry, que agora tem 1,9% do “bolo” –alta de 0,9 ponto percentual. A Apple, com o iPhone, chegou a 1,1%, um crescimento de 0,8 ponto percentual.






Publicidade

Deixe o seu comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você pode também se inscrever a este comentário via RSS.

Dicas; Seja simpático. Mantenha o post limpo. Permaneça no tópico dos comentários. E nada de spam heim!




Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O gravatar está ativado você pode usar o seu, se você não tem um Faça o seu gravatar aqui.